5 Etapas Essenciais Para Uma Carta de Vendas Matadora!

Estive vendo a grande dificuldade de algumas pessoas com relação a montagem de uma copy matadora para sua carta de vendas, devido a tantas técnicas ensinadas e que, muitas vezes, acabam complicando mais ainda a cabeça de quem está iniciando, e até mesmo dos que já estão há muito tempo no mercado.

Pois, no momento de criar uma copy, muitas coisas têm que se levar em consideração, não podemos deixar de fora, tais como gatilhos mentais, contagem de uma história, promessa de transformação (um dos pontos mais importantes!) e muitas outras coisas, aquele que já montou ou tentou montar, sabe bem do que estou falando.

Apesar dessa dificuldade toda nessa produção, existem 5 coisas fundamentais no momento de se criar uma copy, que não podem faltar de jeito nenhum, pois são essas 5 ‘coisinhas’, que tornam a sua carta de vendas, uma verdadeira Máquina Matadora de Fechamento de Vendas.

Para ajudar você, hoje, trago essas 5 etapas essenciais para a produção de uma carta de vendas matadora. Lembrando que é preciso seguir todas as etapas e que não estarei falando de algo absoluto. Sim, devemos levar em consideração que tudo no marketing digital, é preciso de teste com o ‘seu público’.

#1 – ATENÇÃO!

5 Etapas Essenciais Para Uma Carta de Vendas Matadora! | 5 Etapas Essenciais Para Uma Carta de Vendas Matadora Alan Mosko 1 Atencao

Exatamente assim, antes de qualquer coisa, você precisa chamar a atenção do seu público. E o melhor jeito para se fazer isso é conhecendo os seus problemas, as suas dores e quais as possíveis objeções que podem impedir o seu lead de se ‘atrair’ por você, dessa forma saberá, exatamente, como atrair a atenção do seu prospecto.

Sabendo dessas dores, você deverá abordar a persona com uma pergunta especifica, para que ela fique interessada em descobrir como você sabia desse problema dela. Essa pergunta deverá fazer ela pensar: “É isso que preciso!”.

Para que possa entender melhor o funcionamento dessa etapa, vamos para um exemplo:

Imagine que o seu público seja de pessoas de meia idade, que sofrem de dores, devido ao sedentarismo e que essa pessoa, não tem a disponibilidade de nenhum parque ou academia por perto de sua residência, para que possa realizar exercícios e isso a incomoda de tal forma, que ela resolve buscar no Tio Google, uma solução para esse problema.

Quando ela se deparar com um anúncio, vídeo ou até mesmo um texto que tenha a seguinte headline: “Aprenda Como Deixar o Sedentarismo Sem Sair de Casa”, essa chamada irá captar a atenção dela, pois é exatamente o que soluciona os problemas dela.

#2 – “Vou Contar a Você Como eu Consegui…”

5 Etapas Essenciais Para Uma Carta de Vendas Matadora! | 5 Etapas Essenciais Para Uma Carta de Vendas Matadora Alan Mosko 2 Jornada do Heroi

Sem sombra de dúvidas essa é uma das melhores técnicas a se utilizar! Com essa técnica você mostrará para o seu prospecto, que você sabe qual é a dor dele, por que você passou por aquilo. Você consegue, dessa forma, gerar uma conexão maior, com essa similaridade entre você e seu prospecto. Isso torna mais fácil a criação de empatia, da pessoa com você.

Para isso você deverá criar a “jornada do herói”. Será onde você mostrará que já passou pelas mesmas dificuldades que a persona e que encontrou uma solução. Ela precisa encontrar algo similar a ela, em sua jornada, ou seja, se identificar com a sua história. Apesar de não ser necessário, que essa história seja sua, pois pode ser tanto sua quanto de um cliente seu.

A história deverá figurar as máximas:

– “Eu sei, exatamente, o que você está passando!”

– “Eu já passei por isso, encontrei uma solução e hoje estou aqui, para contar para você o que eu fiz para superar esse determinado problema”.

Se você quiser saber mais sobre como montar uma jornada do herói, você pode acessar aqui o post do Henrique Carvalho, o qual ele dá uma aula de mestre, do que é uma jornada do herói.

#3 – Falar das Dores de Forma Clara

5 Etapas Essenciais Para Uma Carta de Vendas Matadora! | 5 Etapas Essenciais Para Uma Carta de Vendas Matadora Alan Mosko 3 Dores

Essa etapa é muito importante e interessante. Ela acaba interagindo muito com a etapa anterior, pois conforme você vai falando as suas dores você, também, acabará por ter de falar das dores de seu avatar, para mostrar que você, realmente, sentiu as dores que ela sente, que você era como ela no passado.

Nesse momento você, também, pode utilizar de várias técnicas de Copywriting para reforçar mais a sua fala, por exemplo, com gatilhos mentais sobre o quanto sabe das dores e o quanto sabe da solução e quer compartilhar com ela, dessas técnicas ou métodos que descobriu, para solucionar as dores da persona.

Para saber mais sobre gatilhos mentais, mais uma vez indico você a acessar um post do Henrique Carvalho, clicando aqui.

#4 – A Solução

5 Etapas Essenciais Para Uma Carta de Vendas Matadora! | 5 Etapas Essenciais Para Uma Carta de Vendas Matadora Alan Mosko 4 Solucao

Agora, é a Hora!

Essa etapa será quando você falará da solução, ou seja, a técnica e/ou o método que você criou ou descobriu, para as dores que o seu prospecto de venda sente e que está buscando solucionar.

Voltando ao nosso exemplo da pessoa com sedentarismo, nessa etapa, você poderia falar de um tipo de exercício que poderia ser feito dentro de casa, sendo um tipo de sequência de exercícios, o qual tornaria a pessoa mais ativa.

Outra forma que você pode usar como uma pré apresentação, antes de falar da solução, por exemplo, seria demonstrar artigos, pesquisas e/ou reportagens, que falem do que pode estar causando as dores dessa pessoa.

#5 – OFERTA

5 Etapas Essenciais Para Uma Carta de Vendas Matadora! | 5 Etapas Essenciais Para Uma Carta de Vendas Matadora Alan Mosko 5 Oferta

Depois de você passar por todas as 4 etapas anteriores, essa é A hora de você fazer as vendas. Se você realizou todas as etapas anteriores, com toda certeza, você já está com 80% da venda garantida ou com vendas já ocorrendo.

Naturalmente existirão pessoas que acharão que “esse produto é muito caro, não vale tudo isso”, mas após as quatro etapas você terá gerado um alto valor para o seu produto, ou seja, a pessoa que desejar comprar, vai ter a percepção de que o produto está muito barato, em relação à transformação que ele oferece. Pois, ela verá que a dor dela é muito grande, se comparando com o valor da sua solução. A sua solução para ela, será muito maior do que a dor dela, ou seja, ela vê o Custo/Benefício.

Bônus

5 Etapas Essenciais Para Uma Carta de Vendas Matadora! | 5 Etapas Essenciais Para Uma Carta de Vendas Matadora Alan Mosko 6 Bonus

Outro ponto muito especial e que, também, traz um diferencial, pois não estou falando de uma dica ou etapa bônus e sim de uma etapa que você deve aplicar, pois o oferecimento de bônus, tornam a possibilidade de vendas muito maiores. Eu já pude experimentar na pele, em um lançamento, o quanto um bônus pode aumentar em até 45% as vendas.

Bônus é um artifício que você não vai se arrepender em usar, pois pessoas gostam de receber produtos de graça.

Um exemplo de bônus para a nossa colega sedentária, seria um possível eBook, com receitas de bebidas/comidas que podem potencializar o ânimo e, até mesmo, ser energizante.

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