Gerenciador de Senhas: Por que Usar? e Qual Usar?

Gerenciador de Senhas: Por que Usar? e Qual Usar?

Opa, certa fez fui acessar um site WordPress meu e fiquei uns 3 minutos procurando em minhas anotações qual era os meus dados de acesso daquele site, e após esse período, já cansado, eu pensei “seria bom se tivesse uma ferramenta para colocar minhas senhas e que pudesse pesquisar pelo site para achar mais rápido ?”.

Foi aí que em meio a várias pesquisas descobri que já existia ferramentas que faziam isso, e que se chamavam Gerenciador de Senhas, nome é muito intuitivo do que fazem.

Mas caso você tenha dúvidas ainda para que serve, essa ferramenta permite a você colocar todas as suas senhas em um único lugar, como se fosse um cofre.

E esse cofre, justamente para sua segurança, é protegido por uma Senha Mestre, e sabe qual a principal vantagem disso?

Gerenciador de Senhas - Por que Usar e Qual Usar - So Preciso Saber de Uma Unica Senha

Com gerenciado de senha, você tem um sistema seguro, que permite você gerar senhas com alta criptografia, salva suas senhas em um único lugar e tudo que você precisa saber é da Senha Mestre somente.

Isso permite um ganho de produtividade enorme no dia a dia quando você trabalha com diversos sites, ferramentas e plataformas.

Pois você não tem mais que ficar se preocupando em salvar as senhas em bloco de notas ou, pior, salvar no navegador, o que não é nada seguro, afinal fica sempre exporto o seu navegador a qualquer site malicioso.

Agora com um Gerenciador de Senhas você não tem esse problema.

Benefícios do Gerenciador de Senha

  • Facilidade de Acesso a Senha Especifica de Determinado Lugar;
  • Simplicidade no Momento de Usar;
  • É Possível Configurar Atalhos para Tornar Ainda Mais Prático;
  • Seguro, pois você esta salvando as senhas em um lugar criptografado;
  • Existe Ferramentas Gratuitas;
  • Possibilidade de Multi-Plataformas, ou seja, salvar no computador e poder usar no tablet ou celular.

Malefícios do Gerenciador de Senha

Infelizmente nem tudo que reluz é ouro.

  • Torna-se Refém do Gerenciador, pois quanto mais você usa, menos você lembra ou decora suas senhas, e logo sempre é preciso consultar ele (Problema caso use muitos computadores não confiáveis);

Indicações

As ferramentas que testei e que indico são:

Gerenciador de Senhas - Por que Usar e Qual Usar - LastPass

LastPass que é a ferramenta que sugiro você utilizar também, como demonstro no vídeo, pois é muito prática e fácil de usar, e agora é multi-plataforma gratuitamente.

Gerenciador de Senhas - Por que Usar e Qual Usar - 1Password

1Password: é um gerenciador um pouco mais completo e minimalista, muito bom principalmente para quem gosta de com poucos cliques as coisas aconteçam, atualmente uma das mais usadas por usuário Apple.

Eu espero realmente que você comece a usar, verá que em poucos dias, nunca mais desejará salvar senhas manualmente, ou então, ter de decorar senhas individuais.

Espero que goste da indicação, um forte abraço e até logo.

Tags: | | | | | |

Sobre o Autor

Alan Mosko
Alan Mosko

Um jovem com ideias loucas, que resolveu encarar a internet com apenas 14 anos, buscando aprender a trabalhar online. E com muita dedicação, hoje me tornei uma referência em automação, estruturação de negócios digitais e qualificação de emails.