Por Onde Começar? O Que É Preciso para Ter um Negócio Digital?

Está sim é uma boa pergunta, feita com tanta frequência quando se pensa em começar a trabalhar na internet, que pode até parecer clichê.

Porém eu nunca a desconsidero, mesmo já trabalhando a anos com web e internet marketing, afinal de contas, sempre que eu vou começar um novo projeto, seja de minha autoria ou de cliente, essa é a primeira dúvida que resurge.

Gosto de chamar de A Pergunta de Um Milhão de Reais, Máaooii (rsrs não resisti, afinal sei que ouviu a voz do Silvio agora)

Para começar sempre meu projetos eu busco focar em 4 tópicos, etapas ou como preferir chamar, eu gosto de chamar de As 4 Pilares de um Negócio Digital.

Sendo elas formadas por:

  1. Marca;
  2. Estrutura;
  3. Presença;
  4. e, Segurança;

Sempre que você for começar a trabalhar com qualquer projeto que seja na internet você precisa passar por esses medidores.

Pois são eles que irão te informar o que você precisa ajustar com urgência para que seu negócio não falhe logo de cara.

Acredito que vai imaginar ser um pouco exagerado isso que vou lhe falar, mas Nenhum Negócio Digital Tem Resultados Sem ter os 4 Pilares.

Para que entenda melhor, vou lhe detalhar mais sobre cada um deles.

1º Pilar = Marca

O pilar da Marca é o responsável por você analisar se você realmente pode ou terá a possibilidade de utilizar o nome que você quer para seu projeto.

Por exemplo, digamos que queremos abrir um e-commerce internacional de calçados artesanais.

Você precisa nesse momento analisar se a sua marca é compreendida em todos os idiomas.

Se ao olhar para sua marca o prospecto consegue entender o que você faz ou o que vende.

E se não transmite seriedade para que o prospecto possa ter a certeza que poderá comprar de você sem perder o dinheiro e receber algo com qualidade.

Sendo assim as primeiras atividades que deve se preocupar é com se sua marca é se já não existe o nome, se você terá um domínio com o nome da sua marca, precisa ter um email de contato ao cliente com sua marca e por ae vai.

Pois pense a experiência do usuário em acessar o seu e-commerce de sapatos artesanais com imagens industriais, com um nome e no domínio outro e para finalizar nosso exemplo, de email para contato algo tipo contato-marca@gmail.com.

Você compraria em um lugar assim?

2º Pilar = Estrutura

A estrutura muitas das vezes é confundida com “já tenho o domínio comprado” ou “meu site já está hospedado” e por ae é esquecido.

Bom, você já pensou em construir uma casa sem saber se a terra é firme?

Claro que não, afinal de contas não quer que quando estiver quase pronta, tudo desmorone, e de igual forma você tem de pensar quando vai entrar com seu negócio na internet.

Erros clássicos como comprar o domínio errado ou em sub-registradora, contratar hospedagem compartilha (na maioria das vezes junto a site pornô) ou criar sites em sistema tipo Wix, acontecem todos os dias.

Você precisa saber aonde está apoiando sua base, aonde esta colocando a sua empresa, afinal a internet é para ajudar você a expandir ou até mesmo viver somente do online, e não para gastar, gastar e não gerar nada.

Por isso busque sempre ter a sua estrutura ou contratar empresas serias, por exemplo, vai registrar seu domínio, compra no lugar certo que é o Registro.br

Vai hospedar seu site, busque contratar um VPS e solicitar para que alguém configure para você, assim você irá ter muito mais qualidade, performance e segurança.

E se você comprar o valor de um VPS por exemplo na Linode com um servidor compartilhado na Hostgator, verá que sai quase o mesmo valor.

3º Pilar = Presença

A presença é feita através de várias lugares e possibilidades, como por exemplo o segmento de moda, você pode ver diversas pessoas tendo bons resultados em redes sociais como Instagram e Pinterest.

Pois isso é bom antes de você ir na rede social que todo mundo está, você deve ir na que seu publico esteja.

Muitas pessoas imaginam que indo para o Facebook não precisa de lugar nenhuma mais, porém se você fizer isso, você irá cair no mesmo fracasso da Estrutura quando pensa em apoiar seu negócio em uma terra que pode não ser a melhor.

Nessa etapa os concorrentes são a melhor coisa que tem, pois é vendo aonde eles estão e como estão fazendo, que você consegue descobrir o que pode dar certo para você e o que só vai te fazer perder tempo e dinheiro.

Acesse todas as redes sociais, pesquise e veja o que falam sobre seu segmento, sobre seus concorrentes e como você pode entrar já agregando muito valor a quem esta ali.

4º Pilar = Segurança

Aaahhh a Segurança, você acreditaria se eu falasse a você que 8 em cada 10 clientes meus, não fazem nem ideia o que seria segurança na internet.

Pois se, aqui o ambiente é livre sim, porém não significa que não tenha como se proteger.

É de extrema importância que sempre que for trazer seu negócio para o mundo digital, você tenha em mente que precisa se garantir e se previnir.

Coisa como pirataria, heterismo e roubo de identidade e de marca acontecem todos os dias com aqueles que não se previnem.

Por isso já vou te mandar a letra, REGISTRE TUDO, exatamente isso.

Sempre que criar um noma pra um novo produto, conteúdo ou o que for, registre o direito autoral do conteúdo, tanto digital como até mesmo para o mundo real.

Inúmeras vezes já vi pessoas que criaram um curso, perderem o direito de vender o curso para outra pessoa por que esqueceu de registrar a marca, so para entender melhor é produtor sendo processado por produzir seu próprio conteúdo.

Resumindo…

Você precisa está preparado e conhecer o que se precisa para sua base ser forte e que assim te sustente na internet e não te gere custos.

Pois a internet é um lugar mágico aonde tudo pode acontecer, desde que saiba por onde e como caminhar esse jornada.

Para te auxiliar, escrevi um ebook que você pode receber gratuitamente, basta apenas preencher o seu email no campo abaixo.

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