Método SMART: O que é? Por que e Como Começar a Usar?

Método SMART: O que é? Por que e Como Começar a Usar? | Alan Mosko image 1

A um tempo atrás tive a oportunidade de conhecer o método SMART através de uma grande amigo e parceiro de enormes lançamentos.

E de inicio por mais que ele comenta-se da importância de se utilizar esse método de organização pessoal e de projetos, acabei não dando muita importância.

Mas sabe, depois de um tempo trabalhando em diversos projetos e incontáveis lançamentos, obtive o aprendizado de que muitos dos problemas, erros e fracassos, poderiam ser evitados pelo simples fato de um planejamento anteriormente.

E por isso que hoje estou aqui para falar para você o que estou usando para poder me organizar, reorganizar e também para estruturar diversos negócios digitais.

O Que é o Método SMART?

Método SMART: O que é? Por que e Como Começar a Usar? | Metodo Smart O que e Por que e Como Comecar a Usar Imagem 1

Vejo o SMART como um auxiliador, não necessariamente como o método definitivo de organizar que irá fazer você alcançar novos patamares (afinal não depende do método e sim da aplicação, me pergunte como eu sei).

E no caso o método SMART é a sigla para 5 palavras em inglês, palavras essas que são:

  • Specific = Específica
  • Mensurable = Mensurável
  • Attainable = Alcançável
  • Relevant = Relevante
  • Timety = Prazos

Para que você possa entender melhor cada uma dessas “etapas” do método SMART, vou explicar um pouco mais sobre cada um deles.

Specific = Específica

Para que você possa estar aplicado esse método você tem de entender que aqui você não estará definindo metas de vida avulsamente.

Pois o método SMART trabalha com o conceito de Pequenas Conquistar Reunidas Alcançam Grandes Conquistas, ou seja, quanto mais especifico você for no momento de definir uma meta, mais fácil será de você realiza-la.

Exemplo, se você deseja escrever um livro, invés de definir como meta “Escrever Livro”, você irá definir como uma meta “Escrever Prefácio do Livro”, outra meta “Escrever Introdução”, outra meta “Escrever uma Página” e assim sucessivamente.

Pois assim, juntando todas as suas pequenas metas, adivinha só, você terá conquistado a grande meta de escrever o livro inteiro.

Mensurable = Mensurável

Mensuração é o fato de você definir uma quantia para a sua meta, reaproveitando os exemplos anteriores, você pode ver o “Escrever uma Página”.

Para melhorar essa meta e torna-la mais mensurável, o ideal é você definir ela como “Escrever uma Página por Dia”, pois dessa forma você está podendo avaliar melhor o grau que está do desenvolvimento de sua meta.

Sabemos que para a escrita de um livro, você não tem logo de inicio o total de páginas que deverá de ter no livro, porém se você assumir inicialmente o compromisso de escrever pelo menos uma página por dia, logo ficara mais próximo de você terminar o livro.

Attainable = Alcançável

Uma meta alcançável é quando você define algo que você realmente sabe que poderá conquistar.

Por exemplo, escrever um página por dia é mais possível do que escrever um livro inteiro em um dia, levando em consideração que você não tenha a prática de escrever livros.

Vamos usar um novo exemplo, se você nunca faz caminhada e derreteste quer correr uma maratona, é provável que você não irá conseguir.

Mais vale você definir que irá caminha 1km por dia, e depois 2km por dia, e depois 3km e assim por diante, que garanto que logo você conseguirá correr uma maratona tranquilamente.

Lembrando que metas alcançável não são metas fáceis, suas metas tem sempre de ser desafiadoras.

Veja como cada etapa do método SMART se completa, automaticamente mesmo sem que você tenha o conhecimento de todos os processos.

Relevant = Relevante

Suas metas tem sempre de combinar com o seu propósito de vida, elas precisam ter algum significado para você, pois senão, logo você deixará ela de lado e não irá se preocupar em realizar ela, pelo simples fato de que “não é algo importante para mim”.

Por isso sempre que você for definir uma meta, defina algo que tem uma real relevância para você, que combine com seu estilo de vida ou seu propósito de vida.

Timety = Prazos

Acredito que esse seja o principal ponto que torna o método SMART muito eficaz.

A definição de prazos para suas metas, isso é muito importante, pois se você não definir um prazo, logo irá esquecer dela.

Outro ponto também é que defina prazos curtos, aqui entra também uma parte da primeira etapa, o passo de Meta Especifica.

Como Começar a Usar o Método SMART?

Para que você possa entender melhor a forma de aplicação do método SMART, vamos trabalhar com o exemplo de alguém que queira emagrecer. Veja como parece ser uma meta grande e muito abstrata, mas se aplicarmos o SMART…

Aplicação do Método SMART

  • Specific = Específica
    • Evitar metas genéricas e Detalhar ao máximo o que deseja conquistar.
    • – Exemplo: Quero Emagrecer Parando de Tomar Refrigerante e Comer Alimentos Fritos.

 

  • Mensurable = Mensurável
    • Defina um número para que possa ter um controle sobre sua meta.
    • Exemplo: Quero Emagrecer 5 Kg e Diminuir 3 Medidas Parando de Tomar Refrigerante e Comer Alimentos Fritos.

 

  • Attainable = Alcançável
    • Defina algo que está a seu alcance de realizar.
    • Exemplo: Quero Emagrecer 5 Kg e Diminuir 3 Medidas Parando de Tomar Refrigerante e Comer Alimentos Fritos, Fazendo Exercícios 3 Vezes Por Semana.

 

  • Relevant = Relevante
    • Defina algo que tenha uma grande importância para você conquistar.
    • Exemplo: Quero Emagrecer 5 Kg e Diminuir 3 Medidas Parando de Tomar Refrigerante e Comer Alimentos Fritos, Fazendo Exercícios 3 Vezes Por Semana, Para Voltar a Usar Aquela Calça Linda Que Não Cabe Mais em Mim.

 

  • Timety = Prazos
    • Defina uma data ou uma quantidade de dias para que a determinada meta seja concluída.
    • Exemplo: Quero Emagrecer 5 Kg e Diminuir 3 Medidas Parando de Tomar Refrigerante e Comer Alimentos Fritos, Fazendo Exercícios 3 Vezes Por Semana Durante 2 Meses, Para Poder Melhorar a Minha Saúde e Voltar a Usar Aquela Calça Linda Que Não Cabe Mais em Mim.

Veja como agora, parece ser muito mais alcançável a realização da meta.

Conclusão

O método SMART é muito eficaz, por transformar grandes metas em pequenas metas, possibilitando que você tenha mais animo e motivação para conquistar as suas metas.

Dessa forma você consegue realizar muito mais através das pequenas metas.

Método SMART: O que é? Por que e Como Começar a Usar? | email
QUER APRENDA COMO COMEÇAR UM NEGÓCIO DIGITAL DO ZERO?
Preencha seu email e receba um ebook com os
4 Elementos Essenciais para Começar do ZERO!
Sim, Eu Quero!

Comentários

    QUER APRENDA COMO COMEÇAR UM NEGÓCIO DIGITAL DO ZERO?
    Preencha seu email e receba um ebook com os
    4 Elementos Essenciais para Começar do ZERO!
    Sim, Eu Quero!