O Que O Po do Kung Fu Panda Ensina Sobre Empreender

O Que O Po do Kung Fu Panda Ensina Sobre Empreender

Esses dias eu estava em frente à televisão, com minha mãe e meu irmão mais novo, assistindo alguns filmes e, também, alguns desenhos animados.

E em meio aos filmes, assistimos Kung Fu Panda. No meio desse filme, comecei a analisar os ensinamentos, que ele trazia sobre empreendedorismo. E piá (ou guria, como dizemos aqui em Curitiba rs), esse filme contém muitos ensinamentos sobre o que é ser empreendedor!

Pensando sobre, resolvi trazer para você, a minha análise sobre esse filme, o qual, após assistir a inúmeras vezes, hoje, vejo o quanto ele é educativo, não só para nossas crianças, mas sim para nós, que já estamos no mercado de trabalho.

Ter Um Sonho

O Que O Po do Kung Fu Panda Ensina Sobre Empreendedorismo - Item 1

Logo no começo do filme, vemos que Po tem um sonho. O sonho de ser um grande lutador de artes marciais, o qual seu objetivo é procurar adversários que fossem dignos de lutar contra ele, pois as suas habilidade seriam: “Lendariamente Lendária”.

O empreendedor tem que ter um sonho, não importa se o seu sonho é simples ou complexo, ele precisa ter um sonho, ou seja, um desafio, para que ele possa lutar e buscar o seu melhor sempre, para que possa realizar o seu sonho e a cada sonho realizado, surgirá novos sonhos.

Vou contar para você, como comecei minha vida como empreendedor, em 2011/2012, quando começava a folia de Compras Coletivas no Brasil, eu e meu pai queríamos abrir algum tipo de compra coletiva.

Esse era o nosso sonho, conseguir abrir uma loja de compra coletiva na internet. Naquela época, eu nem imaginava que existia um mundo de linhas de código programação, atrás de cada site que existe na internet, eu achava que era algo simples e fácil de fazer e, dessa forma, compramos um script de uma loja de compras coletivas.

Aí você pode achar: “Pronto, conquistaram o sonho”! É, realmente, conseguimos ter a possibilidade de abrir uma loja de compras coletivas, mas acompanhe esse post, porque vou falar mais sobre. rs

Pude aprender, que empreender é sonhar. É preciso sempre estar focado em buscar realizar algum sonho. E toda vez que se realiza um, novos sonhos surgirão, para serem realizados.

Você Terá Grandes Desafios

O Que O Po do Kung Fu Panda Ensina Sobre Empreendedorismo - Item 2

Continuando o filme, você poderá ver que Po tem um desafio, subir as escadas até o Dojo que será anunciado quem será o Dragão Guerreiro. Como o Po é um urso panda, com todo o seu porte físico gordo e sedentário, subir aquela quantidade de escadas, não seria nada fácil para ele.

Como empreendedor, sempre haverá grandes desafios, assim como o Po, para mim, quando comecei a olhar aquele script, que havíamos comprado, não era nada fácil de entender. Eu me perguntava muito como é que aqueles códigos juntos, faziam aquilo funcionar.

E foi assim que resolvi encarar o desafio que me havia surgido, como entender aqueles loucos códigos. E para isso, eu busquei vários cursos de web design, até encontrar um que fosse capaz de me ensinar a entender o que eram aqueles código e como é que eles funcionavam juntos.

Seja Persistente

O Que O Po do Kung Fu Panda Ensina Sobre Empreendedorismo - Item 3

Na sequência podemos ver que Po consegue chegar lá no topo das escadas, mas não conseguiu entrar para ver o show, tentou pular o portão, quebrar a porta e mesmo ouvindo pessoas dizendo que ele não conseguiria, ele não desistiu! Ele buscou lutar por aquilo que ele queria, mesmo sem ser capacitado, ele tentou até conseguir chegar onde não imaginaram que ele poderia chegar.

Ser empreendedor é não desistir no primeiro não, é não parar na dificuldade, é buscar achar soluções para sempre alcançar os seus objetivos, sejam ele de curto ou de longo prazo, a única coisa que importa é tentar e tentar, como diz a Dori no Procurando Nemo, “Continue a Nadar, Continue a Nadar”, aqui podemos adaptar para “Continue a Tentar, Continue a Tentar”.

Pensando dessa maneira, quando entrei no curso de Webdesign, eu determinei que iria até o fim e que não importava o que acontecesse, eu iria terminar e iria entender o que é trabalhar com linguagens de programação.

Tenha Muita Criatividade

O Que O Po do Kung Fu Panda Ensina Sobre Empreendedorismo - Item 4

Po, após tentar inúmeras coisas para conseguir ver o show, teve a ideia de criar uma cadeira com fogos de artifício, para que pudesse voar e passar por cima dos muros e com a sua criatividade, ele monta e consegue!

Ser criativo, é uma atividade que corre no sangue do Empreendedor, pois, sempre buscamos formas distintas para realizar algo, sempre surgindo novas oportunidades, em áreas jamais imaginadas que poderia haver, como mudar para algo melhor.

Resumo

Podemos concluir nesse inicio, que os desenhos ou até mesmo outros tipos de filmes, tem muitos ensinamentos sobre o que é ser empreendedor, podendo nos animar e até mesmo nos inspirar nas nossas atividades do dia a dia.

Então sempre tenha em mente que primeiro, tenha um sonho, pois é eles que trarão a você a inspiração para superar todos do grandes desafios que surgirem pelo seu caminho. E que para você superar os desafios você as vezes vai precisar ser muito persistente, pois geralmente o caminho de empreendedor não é fácil, mas com muita criatividade você poderá ir muito longe.

Na próxima semana está trazendo a segunda parte dos ensinamentos que o Po trás sobre empreendedorismo para nós, caso você tenha gostado ou tenha alguma sugestão, deixe nos comentários as suas sugestões e críticas, pois elas também são muito bem vindas.

Não esqueça de compartilhar com os seus amigos esse post, para que mais pessoas possam crescer com esse espirito de empreender, e assim tornar o mundo um lugar melhor para todos.

Tags: | | | | | | |

Sobre o Autor

Alan Mosko
Alan Mosko

Um jovem com ideias loucas, que resolveu encarar a internet com apenas 14 anos, buscando aprender a trabalhar online. E com muita dedicação, hoje me tornei uma referência em automação, estruturação de negócios digitais e qualificação de emails.